Notebooks

SSD, sigla para Solid State Drive, é um dispositivo de armazenamento mais moderno que, por não possuir partes móveis como os discos rígidos (HD) possuem acesso mais rápido.

Eles equipam alguns computadores da Samsung, como a linha de Ultrabooks, e o benefício é visível no carregamento do sistema operacional e dos programas, que são iniciados quase instantaneamente se comparados aos HDs, embora sejam mais restritos em capacidade de armazenamento.

O disco rígido é a peça do computador responsável por armazenar dados. É para ele que as suas músicas, suas fotos, seus documentos e todos os programas que você instalar são gravados. Quanto mais espaço (normalmente medidos em gigabytes ou GB, na abreviação), mais arquivos você poderá guardar.

Embora os discos modernos sejam muito espaçosos, não é impossível que após alguns anos o espaço acabe. Aí, basta excluir arquivos que você não usa mais para liberar espaço, ou apostar em cartões de memória, pen drives ou discos rígidos externos, que a Samsung também fabrica (adquiridos separadamente).

A exigência por design cada vez menores e mais leves, a popularização da internet e das conexões velozes e o uso mais corriqueiro de serviços de compra de programas via download estão levando ao abandono dos gravadores de mídias ópticas (CD e DVD).

Como alternativa, estão sendo empregados leitores de cartão de memória. Além de servirem como forma de gravar arquivos para carregar de um lado para o outro, também podem ser utilizados para ler dados gerados por câmeras digitais ou ainda passar arquivos de um computador para um celular e vice-versa.

Os cartões de memória seguem padrões diferentes, mas os leitores de computadores Samsung são capazes de trabalhar com os formatos mais comuns e utilizados do mundo.

Complementar ao processador, outro componente importante é a memória RAM. O que ela faz é basicamente dar fôlego ao computador armazenando, temporariamente, os dados que o computador precisa para os programas.

Nela ficam os arquivos necessários para as tarefas que estão sendo executadas no momento. Quanto mais espaço se tem, melhor o rendimento da máquina e mais se pode fazer. Menos RAM, menor desempenho.

Por isso cada notebook e computador, hoje, traz consigo 2 ou mais gigabytes de memória RAM. Quanto maior o volume, mais capaz o seu dispositivo será. Então, fique de olho! Além da memória que acompanha o notebook, é possível acrescentar mais memória RAM posteriormente a partir do chamado upgrade.

Consulte o manual (ou a descrição do produto) para saber até quanta memória ele aceita e depois basta procurar uma assistência autorizada da Samsung para ampliar o poder de seu computador.

Computadores portáteis estão presentes em nosso dia a dia. Já são companheiros em casa, no escritório ou mesmo em viagens. Cada momento em que precisamos de tecnologia, seja para o trabalho ou para o lazer, os notebooks são excelentes opções.

Com o avanço da tecnologia e da portabilidade, hoje os notebooks são leves e portáteis o suficiente para caber em mochila, e a Samsung tem modelos para os públicos mais exigentes. São aparelhos que atingem desde o público que precisa de uma opção econômica para navegação, até para quem quer um computador mais poderoso capaz de lidar com aplicações mais pesadas.

Além dos notebooks, a empresa fabrica, também, os chamados Netbooks. São computadores voltados principalmente para a navegação na web, acesso de e-mail e comunicação, que se valem de uma tela ainda menor e peso mais reduzido.

O processador é a peça mais importante de um computador. Quanto mais poderoso, mais desempenho o seu computador possui na hora de executar programas, navegar ou realizar qualquer tarefa que você queira fazer.

Esses chips foram melhorados e tiveram sua performance ampliada com o decorrer dos anos. Ganharam, também, múltiplos núcleos. São os computadores multicore. Quando você vê um computador "dual core", quer dizer que ele é capaz de processar, paralelamente, dois cálculos. Ou seja, ele não possui uma fila de execução de tarefas, mas duas.

Os computadores Samsung vem equipados, normalmente, com a segunda geração da família Intel Core i. São processadores de alto rendimento que agilizam o carregamento e execução, ao mesmo tempo em que reduzem o consumo da bateria, aumentando, também, o tempo que as máquinas podem ficar fora da tomada.

Alguns modelos criados pela Samsung são capazes de, além de serem abastecidos por uma fonte de energia comum (ligado na tomada), ganhar mais autonomia com a bateria a partir da luz solar. Para isso, a fabricante incluiu um painel solar na tampa dessas máquinas.

A estimativa é que uma hora sob a luz solar pode abastecer a bateria por até meia hora. Uma energia limpa, renovável para que você aproveite mesmo quando uma tomada está distante.

O teclado inteligente incluso pela Samsung em alguns modelos de notebook se ilumina para ser utilizado em ambientes de baixa luminosidade. Assim, você tem uma referência visual mais clara das teclas.

Mas, por ser inteligente, o próprio portátil com essa tecnologia é capaz de identificar a claridade do ambiente em que está sendo utilizado e gerenciar a intensidade da iluminação das teclas.

A Samsung já é conhecida por seus televisores e monitores de alta qualidade. A especialidade da fabricante foi trazida para os notebooks com a tela Super Bright, utilizada por diversos de seus equipamentos top de linha.

Com essa tecnologia de exibição, as imagens são apresentadas com cores mais vivas e brilho elevado, uma grande adição para quem não abre mão de assistir filmes, animações ou curte jogos.

Os notebooks são mais poderosos e os netbooks são mais leves, mas era natural que uma nova opção surgisse, uma espécie de fusão dos dois mundos, com o avanço tecnológico. Foi nesse momento que a Intel imaginou o Ultrabook.

A Samsung pulou no bonde desses computadores que tem como principal mote serem ultra portáteis e apresentou suas opções. Diferente de notebooks e netbooks, esses equipamentos utilizam os discos rígidos e o SSD, duas tecnologias concorrentes. O primeiro tem maior capacidade e custo reduzido, enquanto o segundo é muito mais rápido.

Nos Ultrabooks Samsung, o sistema é instalado no SSD, de forma que é carregado em segundos. O acesso é muito mais rápido. E o melhor de tudo: ele é tão leve que você nem vai sentir que ele está na sua mochila.

Para ler ou gravar um pen drive, você precisa conectá-lo a uma porta USB. O mesmo acontece quando você precisa plugar um disco rígido externo, ou um periférico, ao seu computador. Por isso, as portas USB são importantes.

A Samsung equipa em seus portáteis o novo padrão USB 3.0, muito mais rápido que a versão anterior e que permitirá a dispositivos mais recentes transferir e acessar dados em taxas realmente altas.

Estar em uma rede é exigência para um computador moderno. Além da conexão a partir do cabo (Ethernet), as máquinas atuais, principalmente portáteis, contam com placas de rede wireless embutidas.

A partir delas se acessa redes domésticas ou corporativas, mas elas também são utilizadas para navegar na internet. Uma placa de rede sem fio coloca a sua máquina pronta para acessar tanto a sua rede de casa e do escritório, como também redes oferecidas por estabelecimentos comerciais ao redor do globo, principalmente hotéis, restaurantes, bares e lojas.

A Samsung equipa seus portáteis com placas de rede sem fio de qualidade, que permitem acesso e transmissão de dados com velocidade.