18ª edição de Arte de projetar em arquitetura , um manual mundialmente reconhecido, pode ser considerada uma nova edição. Se, por um lado, conservou-se a magnífica proposta da original, por outro, seu conteúdo foi atualizado para dar respostas às novas expectativas que surgiram no mundo da construção, principalmente as exigências ambientais.
Arte de projetar em arquitetura é um manual de projetos que reúne de forma sistemática os fundamentos, as normas e as receitas sobre ambientes, edifícios, exigências programáticas, relações espaciais, dimensões de edificações, locais, habitações e utensílios, sempre tendo o ser humano como medida e objetivo. A maioria dos capítulos foi revisada e atualizada, como: instalações esportivas aquáticas,coberturas, hotéis, saídas de incêndio, móveis e utensílios de cozinha, estabelecimentos de comida rápida, fachadas de madeira, normas de economia de energia, elevadores, arquitetura solar, reabilitação e reutilização de edifícios, entre outros.
Além de completar os conteúdos relativos às edições anteriores, esta nova versão é fiel à obra de Ernst Neufert e continua sendo uma referência bibliográfica de reconhecido valor universal, um manual indispensável para arquitetos, técnicos, engenheiros, construtores, professores e estudantes.
Desde sua primeira edição alemã de 1936, foram realizadas 39 edições alemãs e 19 em português, além de ter sido publicada em 18 idiomas e vendido mais de um milhão de exemplares no total.